BLOGGER TEMPLATES AND MyYearBook Layouts »

24 de março de 2015

Pre RC 2.0 – Nefal, a Desgraça de Falena.



Símbolo: folha azul; cor azul.

Plano Natal: Meliny

Tendência: caótico e mau

Portfólio: Natureza selvagem

Adoradores: Druidas malignos, rangers, orcs e goblinóides.

Tendência dos clérigos: Caótica e neutro; neutro e mau.

Domínio: Natureza, destruição.

Arma preferida: Cajado


A questão da natureza no mundo de Meliny, que floria com pulsantes civilizações e influência mágica, sempre foi sensível. E isso afetou mesmo os deuses eternos. Gorak , o destruidor e criador dos monstro e dos desastres sempre foi visto como o principal opositor de Falena e sua corte, mas os servos dos demais deuses, em especial os seres humanos, já levaram a Mãe Natureza a lágrimas por diversas vezes.
A entidade conhecida como Nefal, membro da Corte de Falena, é retratada como uma elfa de face severa, vestindo um manto de folhas azuis. Usava um Mantor domesticado como uma capa, e montava um Urso-coruja como montaria. Inclusive creditavam a ela certas manticoras naturais como o Urso-coruja. Seu principal santuário alegava ser um bosque nas expansíveis fronteiras de Ahoshan, na época dos Reinos Antigos.

Nebuloso se pela necessidade, ganância, por um equívoco legítimo, ou guiados por uma manipuladora mão polemista, as matas do Santuário de Nefal foram maculadas. A orgulhosa deusa de azul e seu secto escolhido rebelaram-se, e uma grande guerra entre os seus druidas e os Ahoshanos começou. A deusa estava com seus druidas de túnicas azuis, mas os deuses da civilização estavam com Ahoshan.

O bosque foi vitalmente afetado á época – não certo se exclusivamente pela ação humana ou se devido à guerra -  e posteriormente foi eliminado dando a luz a mais uma cidade. Nefal, envergonhada e humilhada, fugiu em exílio aos Domínios da mãe Natureza, e seu culto estava dado por encerrado. Mesmo a posterior devastação de Ahoshan nas batalhas com Stygh e na Era da Magia não trouxe alegria a seu coração rancoroso.

Nefal recuperou seu prestígio de forma questionável. Seus últimos agentes sussurravam em círculos druídicos de outras divindades, e mesmo em tribos descontentes de adoradores de Argueza. Falam que mesmo com o próprio Gorak Nefal buscou meios para recuperar seu poder. Dizem que quando um druida está à beira de um dilema, vendo seus domínios ameaçados, A Desgraça de Falena sussurra em seus ouvidos.

O coração de Nefal tornou-se negro e maligno. Seu ódio contra aqueles que desmatam desarmoniosamente era tanto que por muito pouco não a fez desafiar diretamente a própria Falena. A deusa de azul teve seus círculos druídicos banidos na maioria das florestas conhecidas do mundo e mesmo tidos como criminosos a serem caçados, mas sempre há um bosque mais obscuro, uma mata ignorada, ou mesmo um braço verdejante mais afastado das grandes florestas no qual druidas vestem o azul escuro, aterrorizam cidades vizinhas com monstros, e realizam rituais sinistros.

A deusa, apesar da alcunha pejorativa, ainda ama e respeita Falena. Contudo, a considera por demais passiva. Lembra sempre que pode o exemplo de Argueza, que já foi a mais importante das divindades e hoje é relegada a tribos esquecidas. Mesmo o destruidor Gorak e seu secto é tratado com cordialidade, ou pelo menos o respeito devido a antagonistas.

Humanos são a raça mais comum dos seguidores de Nefal. Mesmo ela odiando os filhos de Luminahak, ela diz que "um humano que veste o azul deixa de ser um humano". Goblinóides tendem a serem a segunda mais comum raça de druidas. Elfos são mais raros, por serem melhor disciplinados pela deusa da natureza, mas ainda existem. Rangers goblinóides e mesmo orcs costumam aliar-se a indivíduos ou círculos druídicos de Nefal, pela nobreza de sua causa, ou mesmo por ser um bom motivo para aplicar violência.

Santuários: Um círculo comum de Nefal possui ao menos um druida, aliados rangers, e animais adestrados, preferencialmente Ursos-coruja ou lobos. Nunca animais atrozes. Outros animais são atraídos pelos dons druídicos, mas estes não lutarão até a morte como os aliados normais. Um corpo de rangers aliados aos druidas servem como espiões e batedores quando seus domínios são ameaçados. Com dons de caminhar sem rastros, podem se passar anos sem que as vítimas encontrem a base de operações dos seguidores da Desgraça de Falena.

O Santuário de um círculo de Nefal é em regra uma região dentro do bosque a ser protegido, onde a mata é agigantada magicamente. Druidas podem caminhar com seus dons de movimentos livres, mas demais seres só conseguem seguir a 1,5 metros por rodada (3 metros por rodada, se forem seres de tamanho Enorme). Os rangers usam pontes de galhos em pontos específicos, e os animais adestrados formam redes de túneis, em regra difícil para os seres de porte médio ou maior. Dentro desta mata, clareiras são convertida nas dependências funcionais do círculo. Se atacado, o druida pode atrair os aventureiros para essas clareiras, atacar da mata alta e desaparecer na folhagem repetidas vezes até minar as forças dos inimigos.

Se prestes a ser derrotado, o druida Nefal transforma-se em um animal voador e não hesita em abandonar a batalha, mas certo de que voltaria. Não há desonra ou julgamento em uma derrota.

Gancho de aventuras

  • - É difícil para um grupo de aventureiros descobrir se estão lidando com um monstro errante que aterroriza uma vila ou se é um círculo de devotos de Nefal. Normalmente eles descobrem tarde demais. Nestas circunstâncias, ou eles conseguem diplomaticamente que a cidade aceite ser orientada pelo druida-líder do círculo, ou uma batalha sangrenta contra Ursos-coruja, wolverines, aves de rapinas e armadillos os aguardam, antes mesmo de confrontar os integrantes do círculo.
  • - Eco-terrorismo não está fora da cartilha de um devoto de Nefal. Sabotagens a grandes obras, maldições a povoados, tudo é válido para o bem maior. A morte é parte da vida, e nenhum morador da cidade é um inocente atingido pelo fogo cruzado.
  • - Um devoto de Nefal entre missões pode tomar ciência de devotos dos deuses a quem respeita, como outros druidas, rangers, ou mesmo destruidores de Gorak, e os colocar contra alguma cidade abusiva ou prestes a eclodir. Sua causa, embora sinistra, é nobre, e não raro aventureiros de boa índole são usados pela deusa.
  • - O Druida de Nefal é sempre hostil com aventureiros civilizados, e quaisquer negociações diplomáticas exigem mudar seu estado para ao menos neutro. Elfos e devotos de Argueza ou Falena possuem bônus de circunstâncias ao tentar negociar, enquanto magos e guerreiros que usem machados concedem penalidades, mesmo se não encabeçar os debates.
  • - Apesar do que dizem, um servo de Nefal não é um fanático irracional. Mesmo se sua postura for sempre hostil, não é impossível negociações diplomáticas com um círculo. A presença de druidas normais ou de elfos costumam a conceder bônus na diplomacia, enquanto magos e combatentes que utilizem armas cortantes – mesmo se não encabeçarem as negociações – causam penalidades.