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25 de setembro de 2025

Monstro da semana: Cérberos


Cérberos das Cinzas

Monstro de elite (três cabeças infernais), CR 12


Estou adaptando uma criatura encontrada na internet para a primeira aventura da Saga de Bophades. Essa criatura tem a função de defender o submundo, impedindo a entrada de heróis e a saída de almas.

Classe de Armadura 17 (pele infernal)
Pontos de Vida 255 (30d10+90)
Deslocamento 40 pés

FORDESCONINTSABCAR
20 (+5)12 (+1)16 (+3)6 (-2)14 (+2)12 (+1)

Resistências a Dano fogo, necrótico; dano de armas não-mágicas pela metade
Imunidades a Condição envenenado, cego
Sentidos visão no escuro 120 pés, percepção passiva 15
Idiomas Infernal, Comum
ND 12 (8.400 XP)


Ações de Cabeça

Mordida Tripla. +9 para atingir, alcance 10 pés, um alvo por cabeça viva. Acerto: 17 (2d10+6) perfurante.

Sopro de Cinzas (Recarga 5–6). Cone de 30 pés, CD 16 de Constituição. Falha: 21 (6d6) dano necrótico + cegueira até o fim do próximo turno. No turno seguinte, surgem 1d4 Zumbis de Cinzas.

Sopro de Fogo (Recarga 5–6). Cone de 30 pés, CD 16 de Destreza. Falha: 31 (9d6) dano de fogo; sucesso: metade.

Olhar de Hades (Recarga 6). Um alvo em 60 pés faz teste de Sabedoria CD 16. Falha: 27 (6d8) necrótico + redução temporária de 10 PVs máximos (restaurados após descanso longo).


Zumbis de Cinzas

CA 13, PV 15, +5 para atingir, 1d8+2 necrótico. Mortos se desfazem em pó. Cabeça das Cinzas pode engolir um zumbi (ação) para curar 2d8+6 PVs.


Mecânica Especial: Morte das Cabeças

  • Cada vez que o Kerberos perde 1/3 dos PVs totais (85), uma cabeça é destruída.
  • Cabeça destruída perde todas as ações.
  • Última cabeça a cair mata o corpo por completo.
  • Cabeça das Cinzas pode curar o Kerberos engolindo zumbis gerados.

ANTIPALADINO - fichas sugeridas


Link para o Original
Antipaladinos de Meliny

Antipaladinos de Meliny

Versão 2 (2024)

Antipaladino de Meliny (Ligado Fraco)

Médio humanoide (cavaleiro sombrio), leal maligno

Classe de Armadura 17 (armadura pesada + escudo)
Pontos de Vida 85 (13d8 + 26)
Deslocamento 30 pés

FORDESCONINTSABCAR
16 (+3)11 (+0)14 (+2)10 (+0)12 (+1)14 (+2)

Resistências a Dano necrótico
Imunidades a Condição enfeitiçado, amedrontado
Sentidos visão no escuro 60 pés, Percepção passiva 11
Idiomas Comum, Infernal
ND 5 (1.800 XP)


Ações

Multiataque. O antipaladino faz dois ataques com sua espada profana.

Espada Profana. Ataque corpo a corpo com arma: +6 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 9 (1d8+3) de dano cortante + 3 (1d6) necrótico.

Antipaladino de Meliny (Médio)

Médio humanoide (cavaleiro sombrio), leal maligno

Classe de Armadura 18 (armadura pesada + escudo)
Pontos de Vida 130 (20d8 + 40)
Deslocamento 30 pés

FORDESCONINTSABCAR
18 (+4)12 (+1)14 (+2)10 (+0)13 (+1)16 (+3)

Resistências a Dano necrótico
Imunidades a Condição enfeitiçado, amedrontado
Sentidos visão no escuro 60 pés, Percepção passiva 11
Idiomas Comum, Infernal
ND 7 (2.900 XP)


Traços

Aura Sombria (10 pés). Inimigos dentro da aura têm desvantagem em testes de resistência contra medo.

Ações

Multiataque. O antipaladino faz dois ataques com sua espada profana.

Espada Profana. Ataque corpo a corpo com arma: +7 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 12 (1d10+4) de dano cortante + 7 (2d6) necrótico.

Punho Sombrio (Recarga 5–6). Ataque à distância de energia: +7 para atingir, alcance 10 pés, um alvo. Acerto: 10 (2d6+3) necrótico.

Antipaladino de Meliny (Ligado Forte)

Médio humanoide (cavaleiro sombrio), leal maligno

Classe de Armadura 19 (armadura pesada + escudo)
Pontos de Vida 170 (20d10 + 60)
Deslocamento 30 pés

FORDESCONINTSABCAR
20 (+5)12 (+1)16 (+3)10 (+0)14 (+2)18 (+4)

Resistências a Dano necrótico; cortante, perfurante e contusão de armas não-mágicas
Imunidades a Condição enfeitiçado, amedrontado
Sentidos visão no escuro 60 pés, Percepção passiva 12
Idiomas Comum, Infernal
ND 9 (5.000 XP)


Traços

Aura Sombria (15 pés). Inimigos têm desvantagem contra medo; aliados causam +2 de dano necrótico.

Ações

Multiataque. O antipaladino faz três ataques com sua espada profana ou dois ataques e um Punho Sombrio.

Espada Profana. Ataque corpo a corpo com arma: +8 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 14 (1d10+5) de dano cortante + 9 (2d8) necrótico.

Punho Sombrio (Recarga 5–6). Ataque à distância de energia: +8 para atingir, alcance 15 pés, um alvo. Acerto: 13 (3d6+4) necrótico.

24 de setembro de 2025

Personagem: Reazonable Beta

📜 Origens – Veterano Cybertroniano

(Um subgrupo de warforged misteriosos em Faerûn)



🌌 História

Os VETERANOS DE FERRO são uma categoria peculiar de warforged, mais antigos e mais estranhos que as criações comuns de Eberron. Encontrados em diferentes cantos de Faerûn, eles guardam um segredo: símbolos enigmáticos gravados em aço ou madeira em seus corpos, marcando a existência de duas facções principais e diversas subfacções.

Alguns se transformam em formas animais e seguem o caminho druídico, buscando harmonia com a natureza. Outros, muitos deles, assumem formas de carruagens, barcos ou máquinas de guerra, e tendem ao caminho do guerreiro, paladino ou bardo. O propósito real desses símbolos e das facções ainda é desconhecido — até mesmo para eles.

Reazonable Beta recorda ter sido um sargento em batalhas distantes, milhões de anos atraz. Ele se via como um comandante de homens e máquinas, capaz de crescer em estatura e se transformar em uma carruagem puxada por cavalos (usando a magia Disguise Self). Seus discursos transmitiam uma coragem comparável à força de um batalhão inteiro.


🎲 Regras (2024)

  • Perícias: Atletismo, Persuasão

  • Proficiência em Ferramenta: Veículos (Terrestres)

  • Idioma: Celestial (uma “língua das máquinas estelares”)

  • Talento (Feat): Líder Inspirador (Inspiring Leader) (representa a voz de comando de Beta e de outros veteranos)


🌟 Características

  • Símbolo das facções veteranas: Todos os veteranos carregam um emblema enigmático incrustado em seus corpos, ligando-os a uma das duas facções misteriosas. Esse símbolo pode despertar confiança em aliados ou medo em inimigos.

  • Legado da Transformação: Cada Veterano pode, de alguma forma, imitar a forma de outra criatura ou veículo. Eles usam dons que alternam entre magia, arte dos artífices, e verdadeira transformação corporal.


🎭 Traços Sugeridos

Personalidade:

  • “Minha voz é uma arma tão poderosa quanto minha espada.”

  • “Carrego nas costas o peso de batalhas esquecidas.”

Ideais:

  • Dever: “Um comandante não abandona seus aliados.”

  • Segredo: “Descobrir a verdade por trás dos símbolos é meu destino.”

Vínculos:

  • “Minha facção é minha família, mesmo que eu não compreenda seu verdadeiro propósito.”

  • “Tenho um juramento de proteger os mais fracos, pois eles lembram os soldados que comandei.”

Defeitos:

  • “Vejo todos como parte de um exército, e esqueço que alguns só querem viver em paz.”

  • “Meu código de honra me torna previsível.”


📜 Ficha de Personagem – Reazonable Beta

Raça: Warforged
Classes: Guerreiro 3 (Veterano de Ferro / Cavaleiro Rúnico) / Bardo 3 (Colégio do Valor)
Antecedente (Customizado): Comandante Inspirador (pode ser substituído por Cavaleiro, se necessário)

🧬 Raça: Warforged

  • Aumento de Atributos: +2 Força, +1 Constituição

  • Resiliência Construída: Resistência a dano de veneno, vantagem em testes de resistência contra a condição envenenado, imunidade a doenças.

  • Descanso de Sentinela: Repousa acordado.

  • Proteção Integrada: +1 CA.

  • Proficiência em Perícia: Persuasão.

🎲 Atributos (Point Buy 2024)

  • FOR 16 (+3)

  • DES 8 (-1)

  • CON 16 (+3)

  • INT 10 (+0)

  • SAB 10 (+0)

  • CAR 14 (+2)

⚔️ Guerreiro 3 – Veterano de Ferro (reflavor de Rune Knight)

  • Estilo de Luta: Luta Desarmada (Unarmed Fighting) (1d8 de dano nos socos).

  • Segundo Fôlego (Second Wind): Cura 1d10 + 3 (1/descanso curto ou longo).

  • Disparada de Ação (Action Surge): 1 ação extra (1/descanso curto ou longo).

  • Cavaleiro de Ferro (Re-flavor de Cavaleiro Rúnico):

    • Poder do Gigante (Giant’s Might): Cresce para tamanho Grande, +1d6 de dano (1/turno), vantagem em testes de Força (1/descanso curto ou longo).

    • Runas: poderes da Facção.

      • Runa do Gelo (Frost Rune): +2 For/Con por 10 min (1/descanso curto ou longo).

      • Runa da Nuvem (Cloud Rune): Redireciona ataque (1/descanso curto ou longo).

🎵 Bardo 3 – Colégio do Valor

  • Inspiração Bárdica (d6): 3 usos (igual ao modificador de Carisma), pode ser usada reativamente para relançar.

  • Pau para Toda Obra (Jack of All Trades): +1 a todos os testes de perícia não proficientes.

  • Canção de Descanso (Song of Rest): Aliados recuperam +1d6 de vida em descansos curtos.

  • Especialização (Expertise): Atletismo, Persuasão.

  • Inspiração de Combate (Combat Inspiration): Aliados podem adicionar a inspiração à CA ou ao dano.

🎓 Antecedente – Comandante Inspirador (Customizado)

  • Perícias: Persuasão, Atletismo.

  • Ferramenta: Veículos (Terrestres).

    • (Usando Giant’s Might + Enlarge/Reduce + Disguise Self, Beta Razoável pode se transformar em uma carruagem. Essa transformação é meramente cosmética, embora ele possa "carregar" aliados enquanto todos os efeitos estiverem ativos).

  • Idioma: Celestial (Herança Cybertroniana).

  • Talento (Feat): Líder Inspirador (Inspiring Leader)

    • Discurso de 10 minutos concede a aliados PV temporários iguais ao seu nível + modificador de Carisma (8 PV cada em nível 6).

🛡️ Proficiências

  • Armadura: Todas as armaduras, escudos.

  • Armas: Todas as armas marciais.

  • Ferramentas: Veículos terrestres (ele mesmo).

  • Testes de Resistência: Força, Constituição.

  • Perícias: Atletismo, Persuasão, Intimidação, História, Atuação.

📊 Estatísticas de Combate

  • Nível: 6

  • PV: 53 (3d10 + 3d8 + 6x3 de Con)

  • CA: 19 (armadura de cota de malha 16 + escudo +1 de proteção integrada)

  • Movimento: 9 metros

  • Ataques:

    • Espada Longa: +5 para acertar, 1d8+3 de dano cortante.

    • Ataque Desarmado: 1d8+3 de dano de concussão (via Estilo de Luta).

    • Poder do Gigante: +1d6 de dano extra por turno.

    • Aumentar (acumulado): +1d4 de dano, tamanho = Enorme.

Magias (Bardo 3, CAR +2)

  • CD de Resistência de Magia: 13

  • Ataque de Magia: +5

  • Truques (2):

    • *Consertar (Mending) (Auto-reparo, re-flavor de soldagem).

    • *Mensagem (Message) (Comunicações de rádio).

  • 1º Nível (4 espaços):

    • Disguise Self (Robô disfarçado).

    • Longstrider (transformar e Rodar!).

    • Cure Wounds (Reparo próprio/aliado).

    • Healing Word (Cura rápida, “Protocolo de Reparo”).

  • 2º Nível (2 espaços):

    • Enlarge/Reduce (Combina com Giant’s Might → Modo Optimus Enorme).

    • Locate Object (Rastrear Allspark).

🎯 Estilo de Jogo

  • Tanque & Líder: Começa as lutas com o Inspiring Leader para conceder PV temporários.

  • Poder do Tamanho: Enlarge/Reduce + Giant’s Might = Cavaleiro Cybertroniano Enorme.

  • Suporte de Comandante: Inspiração Bárdica (reativa), magia de cura, proteção da Runa da Nuvem.

  • Linha de Frente: Espada + escudo ou punhos poderosos.

🗣️ Flavor / Roleplay

  • Sempre fala como um nobre comandante.

  • Discursos inspiradores antes da batalha = Inspiring Leader.

  • Enlarge/Reduce + Giant’s Might = Momento “Transformar e Rolar!”.

  • Runa da Nuvem com re-flavor de “redirecionar fogo inimigo” com a blindagem.


Veterano de Ferro


Construto médio, leal-neutro


Classe & Nível 


Guerreiro 4 (Cavaleiro Rúnico – reflavorado como runas gravadas no corpo)


Atributos (point buy 2024) 


FOR 16 (+3)


DES 12 (+1)


CON 16 (+3)


INT 10 (+0)


SAB 12 (+1)


CAR 14 (+2)


Defesa 


CA: 18 (armadura integrada + escudo)


PV: 40 (4d10 + 12)


Deslocamento: 9 m


Proficiências 


Armaduras: todas


Armas: todas


Perícias: Intimidação, Atletismo, História, Intuição


Ferramentas: Ferramentas de ferreiro


Traços Raciais (Forjado Bélico / construto adaptado) 


Imunidade a doenças e venenos alimentares.


Resistência a veneno.


Não precisa comer, beber ou dormir, mas repousa em estado inerte.


Armadura Integrada: CA base 16 + DEX (máx. +2).


Características de Classe 


Estilo de Luta: Defesa (+1 CA).


Surto de Ação (1/descanso curto).


Segundo Fôlego (1d10 + 4 PV).


Ataque Extra (nível 4 ainda não, só no 5).


Runas (Cavaleiro Rúnico – reflavorado):


Runa de Pedra: vantagem em testes de Força, resistência temporária.


Runa de Fogo: prender inimigos com correntes ígneas (reflavor: grilhões de ferro que emergem do corpo).


Talento (nível 4) 


Sentinela → perfeito para a ideia de veterano tanque que controla o campo.


Equipamento 


Espadão (2d6 cortante) ou machado de batalha + escudo.


Símbolo antigo gravado no peito (sem efeito mecânico, mas central para o roleplay).


Bloco de Ações (como monstro/NPC) 


Ataques Múltiplos. O Veterano realiza 2 ataques com espada/machado.


Espada Longa (uma mão). +6 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 1d8+3 (cortante).


Espada Longa (duas mãos). +6 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 1d10+3 (cortante).


Correntes Rúnicas (Runa de Fogo, 1/descanso curto).

Um alvo a até 9 m deve fazer um teste de Força CD 14 ou fica contido por correntes de ferro.


Forma de Cerco (reflavor do tema de transformação).

Como ação bônus, fixa-se no terreno: ganha +2 CA contra ataques à distância até o início de seu próximo turno.


Personalidade 


Ideais: proteção, disciplina.


Vínculo: símbolos gravados na carcaça.


Defeito: não sabe abandonar a guerra.


Origens – Veterano de Ferro


Nem todos os autômatos forjados para a guerra foram descartados quando os canhões silenciaram. Alguns sobreviveram, vagando por séculos, acumulando marcas em sua carcaça e lembranças em sua mente cristalina. Esses veteranos de ferro não são apenas soldados: carregam em si a memória de batalhas que definiram eras e símbolos gravados em runas antigas, cujo significado até eles mesmos já esqueceram.


Aos olhos dos mortais, parecem golems partidos ou guerreiros de armadura viva, mas cada gesto denuncia experiência, disciplina e um senso de propósito que atravessa gerações. Muitos se veem como guardas de tradições extintas ou conselheiros de líderes mais jovens, embora possam se adaptar às novas guerras com a mesma brutalidade de outrora.


Traços de Personalidade 


“Tudo já aconteceu antes, e tudo acontecerá de novo. Cabe a mim preparar os vivos para repetir ou evitar os erros.”


“Minhas cicatrizes não são apenas lembranças: são lições escritas em aço.”


Ideais 


Proteção: os vivos devem herdar um mundo mais seguro do que aquele pelo qual lutei.


Disciplina: a guerra não é glória, é dever.


Vínculos 


Um símbolo gravado em meu peito — não sei quem o desenhou, mas sei que preciso honrá-lo.


Carrego peças de meus companheiros caídos, para que não sejam esquecidos.


Defeitos 


Minha visão é rígida: tenho dificuldade em aceitar novas formas de pensar.


Não sei quando parar; busco conflitos mesmo quando deveria descansar.


Mecânica sugerida (D&D 5e – 2024) 


Raça: Warforged (ou qualquer equivalente de construto/jogável).


Classe sugerida: Guerreiro (Cavaleiro Rúnico) → reflavorado como runas gravadas em sua carcaça, ressoando com antigas memórias.


Alternativas: Paladino (Juramento da Devoção ou dos Ancestrais) → veterano que virou guardião espiritual; Bardo (Colégio da Bravura) → líder que inspira pelos feitos do passado.


Reflavor 


As “transformações” podem ser apenas rearranjos da carcaça, abrindo compartimentos, encaixando peças, formando formas utilitárias (um escudo maior, um braço mais largo para golpear).


O tema de carruagem pode ser trocado por “forma de cerco” (ele se fixa no chão e usa sua estrutura como arma defensiva/ofensiva).