Orador, o Falador
O Orador, o Falador, é uma criatura flutuante de aparência aberrante, lembrando vagamente um beholder distorcido. Em vez de um grande olho central, exibe uma boca imensa e cheia de dentes afiados que se abre para um abismo estrelado, como se contivesse uma dimensão de bolso. Ao redor do corpo gelatinoso e semitransparente, projetam-se vários tentáculos, cada um terminando em bocas menores, sussurrantes, que parecem exalar uma luz medonha. O Orador é movido por uma sede de conhecimento e um prazer sádico em engolir presas para seu espaço extradimensional, deixando-as à mercê de seu horror silencioso.
CA | PV | Deslocamento |
---|---|---|
18 (armadura natural) | 180 (20d10 + 60) | Voo 6 m (flutua, não pode usar deslocamento no solo) |
FOR | DES | CON | INT | SAB | CAR |
---|---|---|---|---|---|
10 (+0) | 14 (+2) | 16 (+3) | 18 (+4) | 15 (+2) | 20 (+5) |
Testes de Resistência: DES +6, CON +7, INT +8, CAR +9
Perícias: Percepção +6, Intimidação +9
Resistências: Resistência Lendária (3 usos/dia)
Imunidades a Condições: Encantado, Enfeitiçado
Sentidos: Visão no escuro 36 m, Percepção passiva 16
Idiomas: Compreende todos, mas fala apenas por sussurros místicos
Nível de Desafio (ND): 13 (10.000 XP)
Flutuação Antinatural. O Orador flutua de forma constante e pode pairar sem esforço, independentemente de terreno ou gravidade.
Resistência Lendária (3/Dia). Se o Orador falhar em um teste de resistência, pode optar por ter sucesso.
Multiataque. O Orador realiza um ataque com sua Boca Central Dimensional (se disponível) e três ataques com seus Tentáculos Mordentes.
Tentáculo Mordente. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +8 para atingir, alcance 3 m, uma criatura.
Dano: 14 (2d8 + 5) perfurante, mais 7 (2d6) de dano ácido.
Boca Central Dimensional (Recarga 5–6). O Orador tenta engolir uma criatura a até 4,5 m. A criatura deve ser bem-sucedida em um teste de Destreza CD 18 ou é tragada para um espaço extradimensional. A vítima permanece presa por até 20 minutos antes de começar a sufocar. No final de cada turno, pode tentar escapar com um teste de Força ou Atletismo (CD 18). Em caso de sucesso, emerge adjacente ao Orador.
Grito Sônico. O Orador emite um grito distorcido que afeta todas as criaturas em um raio de 9 m. Cada alvo deve ser bem-sucedido em um teste de Sabedoria CD 18 ou ficará amedrontado por 1 minuto. A criatura pode repetir o teste ao final de cada turno para encerrar o efeito.
Deflexão Extradimensional. Quando o Orador sofre dano de um ataque, pode usar sua reação para distorcer brevemente a realidade, reduzindo o dano em 1d10.
O Orador pode realizar até 2 ações lendárias, escolhendo entre as opções a seguir. Ele recupera as ações lendárias gastas no início de seu turno.
- Tentáculo Rápido. O Orador realiza um ataque de Tentáculo Mordente.
- Sussurro Hipnótico. Uma criatura a até 9 m deve ser bem-sucedida em um teste de Sabedoria CD 18 ou ficará paralisada de medo até o final do próximo turno do Orador.
Caso uma bag of holding ou item similar seja aberta dentro da boca central do Orador, ocorre um fenômeno idêntico ao de colocar uma bag of holding dentro de outra. Essa instabilidade pode causar uma explosão extradimensional, infligindo dano massivo ao Orador e criando uma ruptura temporária na realidade.
História & Personalidade
O Orador é o resultado de um experimento profano ou de uma mutação extraplanar. Muitos sábios acreditam que sua existência seja um “erro” dos planos, surgido quando energias extraplanares colidiram com a essência de um beholder. Obcecado em consumir conhecimentos e essências, o Orador não poupa esforços para atrair, subjugar e engolir criaturas interessantes, aprisionando-as no vácuo de sua dimensão de bolso.
Táticas de Combate
- Ameaça Psicológica: O Orador tende a iniciar o combate com seu Grito Sônico, para semear pânico e medo.
- Engolir Alvos-chave: Utiliza a Boca Central Dimensional para isolar inimigos perigosos ou conjuradores, retirando-os do combate.
- Recuo Inteligente: Graças à flutuação, o Orador pode manter distância e usar ataques de tentáculo, evitando ser cercado.
Ganchos de Aventura
- Desaparecimentos Misteriosos: Aldeias relatam moradores que somem sem deixar vestígios. Rumores dizem que um “monstro flutuante” os leva para uma “boca infinita”.
- Biblioteca Viva: O Orador devora sábios e magos para absorver seu conhecimento. Um grupo de aventureiros precisa resgatar um importante arquimago aprisionado no interior da criatura.
- Acidente Planar: Um portal irregular conectou o Orador ao Plano Material, espalhando caos extradimensional. Os heróis precisam fechar a fenda antes que a distorção se agrave.
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