BLOGGER TEMPLATES AND MyYearBook Layouts »

21 de março de 2025

Pointy Hat: Battlefield Actions

“Pointy Hat: Battlefield Actions” apresenta um conjunto de regras adicionais para combates em jogos de RPG – em especial para encontros com inimigos “boss” – com o objetivo de tornar os confrontos mais dinâmicos e desafiadores. A ideia central é mudar o foco dos jogadores, que deixam de apenas tentar causar o máximo de dano para descobrir como neutralizar ou mitigar as ações especiais do inimigo. A seguir, destaco os principais pontos estudados:



---


1. Objetivos das Battlefield Actions


Dinamicidade no Combate:

As Battlefield Actions visam transformar lutas estáticas em encontros onde a movimentação e a estratégia se tornam cruciais. Isso ajuda a tornar batalhas contra chefes mais emocionantes e imprevisíveis.


Envolvimento dos Jogadores:

Ao introduzir mecânicas que vão além do dano direto, os jogadores precisam observar, reagir e planejar, aumentando o desafio e a sensação de grandiosidade no confronto.




---


2. Estrutura das Battlefield Actions


Cada ação especial do campo de batalha é dividida em duas fases:


Fase do Tell:

É o momento em que o inimigo “avisa” o que está para acontecer – uma indicação visual, sonora ou mágica que sinaliza a ação iminente. Nesta fase, não há dano, mas os jogadores têm a oportunidade de reagir.


Fase da Resolução:

Caso os jogadores não consigam neutralizar ou mitigar a ação durante o Tell, seus efeitos são aplicados nesta fase, podendo causar dano ou alterar condições de combate.



Exemplo: Um inimigo pode criar círculos de invocação no campo. Se os jogadores não ocuparem esses círculos durante o Tell, ao iniciar a Resolução, minions são invocados para ajudar o chefe.



---


3. Exemplos de Battlefield Actions


O documento detalha diversas ações que podem ser adaptadas a diferentes monstros e contextos:


Summoning Minions:

Dois círculos de invocação aparecem e, se não forem neutralizados (ocupados por um personagem), invocam minions.


Cleave:

O chefe prepara um ataque em área (cone) cuja direção depende do último personagem que causou dano, exigindo dos jogadores posicionamento tático.


Ray:

Uma rajada de energia é disparada em linha reta a partir do chefe, com a área afetada mudando conforme o posicionamento dos personagens.


Enchanting Ballad:

O chefe canta uma melodia encantadora. Se não interrompida (através de quebra de concentração ou uso de magia como Silêncio), o personagem com menor sabedoria fica encantado.


Watchful Eye:

O olhar do chefe impõe medo; se os jogadores não se esconderem ou obstruírem a linha de visão, sofrem a condição de “Frightened”.


Perfect Illusion:

O chefe cria cópias ilusórias que precisam ser destruídas (pois têm apenas 1 ponto de vida) para evitar ataques que imitam suas próprias habilidades.


Tactical Retreat:

Se o chefe não tiver sua concentração quebrada, ele se teletransporta para escapar da luta.


Danse Macabre:

Uma dança hipnotizante que, se não for interrompida ou se o chefe não for contido, faz com que os inimigos sejam forçados a dançar (efeito similar ao feitiço Irresistible Dance).


Eruption e Eye of the Hurricane:

Ações que utilizam a geografia do campo de batalha, exigindo dos jogadores movimentação para reduzir os danos causados por explosões ou ventos devastadores.




---


4. Considerações Adicionais


Escalabilidade:

O dano e as dificuldades (salvaguardas) das Battlefield Actions são ajustados de acordo com o Desafio (CR) do monstro. Por exemplo, usa-se o ataque mais forte do inimigo para definir o dano e a fórmula padrão para a CD de salvaguarda.


Integração com Combate Convencional:

Estas ações são desenhadas para complementar os encontros já existentes, tornando os chefes mais ameaçadores sem necessariamente diminuir o potencial de dano dos jogadores.


Regras de Concentração:

Muitas das Battlefield Actions podem ser mitigadas quebrando a concentração do chefe, incentivando táticas de grupo e uma abordagem mais estratégica no combate.


Licença e Referências:

O documento é uma obra com conteúdo sob Creative Commons e incorpora elementos do SRD 5.1 da Wizards of the Coast, com a devida atribuição.




---


Em resumo, “Pointy Hat: Battlefield Actions” propõe uma série de mecânicas para tornar os encontros com inimigos de alta periculosidade mais variados e desafiadores, exigindo dos jogadores mais do que simples ataques repetitivos. Essas ações forçam a equipe a repensar o posicionamento, a ordem de ações e a importância de controlar os movimentos do inimigo, criando batalhas mais épicas e memoráveis.


Original: 💎clique aqui



0 comentários: