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28 de agosto de 2025

Monstro da semana: Aracnóptilo

 

Aracnóptilo

Large monstrosity, chaotic evil




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Armor Class 14 (natural armor)

Hit Points 75 (10d10+20)

Speed 30 ft., climb 30 ft., fly 40 ft.



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STR 15 (+2)

DEX 14 (+2)

CON 14 (+2)

INT 5 (–3)  

WIS 12 (+1)

CHA 6 (–2)

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Skills Perception +3, Stealth +4

Senses blindsight 30 ft., darkvision 60 ft., passive Perception 13

Languages —

Challenge 4 (1,100 XP)

Proficiency Bonus +2



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Traits


Ecolocalização. Enquanto não estiver surdo, o aracnóptilo pode usar blindsight até 30 pés.


Escalada de Aranha. O aracnóptilo pode escalar superfícies difíceis, incluindo tetos de cabeça para baixo, sem precisar de testes de habilidade.


Teia (Recarga 5–6). Como ação, o aracnóptilo pode disparar teias de seda. A criatura alvo deve ser bem-sucedida num teste de resistência de Destreza CD 12 ou ficará contida. A teia pode ser destruída (CA 10, 10 PV, imunidade a dano de veneno e psíquico).



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Actions


Multiataque. O aracnóptilo faz dois ataques: uma garra e uma mordida.


Garra. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +4 para atingir, alcance 5 ft., um alvo.

Hit: 8 (2d4+2) de dano cortante.


Mordida. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +4 para atingir, alcance 5 ft., um alvo.

Hit: 10 (2d6+2) de dano perfurante, e o alvo deve realizar um teste de resistência de Constituição CD 12, sofrendo 9 (2d8) de dano de veneno se falhar, ou metade se passar.



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Descrição


O aracnóptilo é uma fusão antinatural de morcego e aranha, que ronda cavernas e ruínas antigas. Ele caça mergulhando do alto, derrubando presas com suas garras antes de envolvê-las em teias pegajosas.



Enxame de Aracnóptilos

Medium swarm of Tiny monstrosities, chaotic evil

Armor Class 13
Hit Points 52 (8d8+16)
Speed 30 ft., climb 30 ft., fly 40 ft.

STR 8 (–1) DEX 15 (+2) CON 14 (+2) INT 3 (–4) WIS 10 (+0) CHA 4 (–3)

Damage Resistances bludgeoning, piercing, slashing
Condition Immunities charmed, frightened, grappled, paralyzed, petrified, prone, restrained, stunned
Senses blindsight 30 ft., darkvision 60 ft., passive Perception 10
Languages
Challenge 3 (700 XP)
Proficiency Bonus +2

Traits

Enxame. O enxame pode ocupar o espaço de outra criatura, e vice-versa, e o enxame pode se mover através de qualquer abertura grande o bastante para uma criatura Diminuta. O enxame não pode recuperar pontos de vida nem ganhar pontos de vida temporários.

Ecolocalização. Enquanto não estiver surdo, o enxame pode usar blindsight até 30 pés.

Escalada de Aranha. O enxame pode escalar superfícies difíceis, incluindo tetos de cabeça para baixo, sem precisar de testes de habilidade.

Actions

Mordidas e Garras. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +4 para atingir, alcance 0 ft., uma criatura no espaço do enxame.
Hit: 14 (4d6) de dano perfurante e cortante combinados, ou 7 (2d6) se o enxame tiver metade ou menos de seus pontos de vida.

Nuvem de Asas (Recarga 5–6). O enxame agita suas asas de couro em uníssono. Cada criatura a até 10 pés deve ter sucesso em um teste de resistência de Constituição CD 12 ou ficar ensurdecida até o final de seu próximo turno.

Descrição

Esses pequenos horrores híbridos atacam em massa, obscurecendo a visão de suas vítimas enquanto suas asas chibatam o ar e suas mandíbulas rasgam a carne. Um enxame de aracnóptilos pode despedaçar uma presa de tamanho humano em questão de minutos.

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