BLOGGER TEMPLATES AND MyYearBook Layouts »

12 de setembro de 2025

Monstro da semana: Vomapt, Avatar da Bebedeira




---


Grande Constructo, Neutro



---


Classe de Armadura 15

Pontos de Vida 100 (13d10 + 26)

Deslocamento 30 pés



---


FOR 16 (+3)

DES 14 (+2)

CON 14 (+2)

INT 10 (+0)

SAB 12 (+1)

CAR 18 (+4)



---


Testes de Resistência Con +4, Car +6

Resistências a Dano ácido, veneno, psíquico

Imunidades a Condição envenenado, inconsciente (enquanto possuir PV)

Sentidos visão no escuro 18 m, Percepção passiva 11

Idiomas entende os idiomas de seu criador, mas não fala

ND 7 (2.900 XP)

Bônus de Proficiência +3



---


Traços


Amorfo. O Vomapt pode se mover através de um espaço de até 2,5 cm sem sofrer aperto.


Embriaguez Contagiante (Recarga 5–6). O Vomapt exala vapores etílicos. Uma criatura à escolha do Vomapt a até 6 m deve realizar um teste de resistência de Constituição CD 15 ou ficar enfeitiçada até o final do próximo turno do Vomapt. Enquanto enfeitiçada dessa forma, a criatura sofre desvantagem em testes de Sabedoria (Percepção) e Inteligência. Uma vez que uma criatura resista, fica imune a este efeito por 24 horas.


Avatar das Más Decisões. Quando uma criatura errar um ataque contra o Vomapt, ela deve ser bem-sucedida em um teste de resistência de Carisma CD 15 ou realizar imediatamente uma ação impulsiva determinada pelo Mestre (como movimento em direção a um inimigo, gasto de reação ou fala constrangedora). Esse efeito só pode ocorrer uma vez por criatura por combate.


Regeneração Etílica. O Vomapt regenera 7 pontos de vida no início de seu turno se tiver ao menos 1 ponto de vida. Essa regeneração não ocorre se ele sofreu dano radiante ou psíquico desde o fim de seu turno anterior.



---


Ações


Multiataque. O Vomapt realiza dois ataques: um com o Soco Amórfico e um com a Pistola Etílica.


Soco Amórfico. Ataque Corpo a Corpo com Arma: +6 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo.

Acerto: 11 (2d8 + 2) de dano ácido.


Pistola Etílica. Ataque à Distância com Arma: +6 para atingir, alcance 9 m, um alvo.

Acerto: 10 (2d6 + 2) de dano de veneno, e o alvo deve ser bem-sucedido em um teste de resistência de Constituição CD 14 ou ficar envenenado até o fim do próximo turno do Vomapt.


Explosão de Coquetel (Recarga 6). O Vomapt expele uma onda alcoólica em um cone de 6 m. Criaturas na área devem realizar um teste de resistência de Destreza CD 15, sofrendo 21 (6d6) de dano ácido mais 7 (2d6) de dano psíquico se falharem, ou metade desse dano em sucesso. Criaturas que falharem também ficam desorientadas até o fim de seu próximo turno, não podendo usar reações.



---


Reações


Brinde da Desgraça (1/Turno). Quando uma criatura a até 6 m do Vomapt acerta um ataque crítico nele, o Vomapt pode erguer uma taça espectral. Essa criatura deve fazer um teste de resistência de Carisma CD 15; em caso de falha, o ataque crítico é tratado como um acerto normal, e a criatura fica enfeitiçada até o fim de seu próximo turno.



---


Notas de Balanceamento


Redução da Regeneração: de 10 → 7 PV por turno.


Embriaguez Contagiante: limitado a uma criatura por uso, com recarga.


Avatar das Más Decisões: limitado a 1 efeito por criatura por combate.


Explosão de Coquetel: agora só recarrega em 6, e o dano psíquico foi reduzido levemente.


CA levemente aumentada: 15 em vez de 14.


PV ajustado: 100 em vez de 110.



Essas mudanças mantêm a fantasia do monstro, mas evitam que ele seja excessivamente frustrante ou quase invencível contra grupos sem acesso a radiante/psíquico.




Pronto! Reescrevi o artigo com os ajustes para deixar o Vomapt mais equilibrado e claro para uso em mesa. Quer que eu também monte uma versão resumida no estilo "business card" (com apenas CR, AC, HP, ataque, dano e DC) para comparação rápida?



0 comentários: